terça-feira, 28 de setembro de 2010

Gordura de lipo pode ajudar na regeneração muscular

Pessoal,
hoje passou uma reportagem interessante no SBT sobre a transformação de gordura retirada em lipo para ajudar na regeneração muscular.
É um grande avanço da ciência para ajudar muitas pessoas que possuem doenças musculares degenerativas.
Fiquei muito confiante.

 Pesquisa da USP mostrou que as células adiposas são as melhores, entre as células-tronco adultas, para a transformação em células musculares

Pesquisa com células-tronco são polêmicas, sobretudo quando a matéria-prima usada é embrionária. Por isso, as células-tronco adultas têm uma grande vantagem: são descarte biológico, ou seja, polpa de dente de leite, tecido do cordão umbilical e gordura de lipoaspiração. Esta última fonte mostrou-se a melhor das três para a regeneração muscular, segundo estudo do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP publicado neste mês no portal científico PubMed. Liderada pela professora Mayana Zatz, a pesquisa comparou o potencial de diferentes fontes de célula tronco (cordão, dente e gordura) para atuar especificamente sobre músculos.

Em testes in vitro, as três fontes se mostraram igualmente capazes de se transformar em célula muscular. Na segunda etapa do estudo, os pesquisadores injetaram células-tronco oriundas de cordão umbilical e tecido adiposo em camundongos com distrofia muscular. "Tivemos uma surpresa. As células têm uma espécie de memória da onde vieram e uma vocação maior para se tranformar em um tipo ou outro de célula", afirma Mayana. Como resultado, as células do tecido adiposo tiveram maior vocação para formar músculo. Segundo pesquisas recentes, as células do cordão umbilical têm bons resultados na tranformação em tecido ósseo, bem como as de polpa de dente de leite.

Para que sejam usadas, essas três fontes passam por um cultivo especial. A gordura que veio de uma cirurgia de lipoaspiração, por exemplo, é lavada (para tirar o sangue que vem com ela), depois caracterizada, cultivada e só então pode ser chamada de célula-tronco. Nessa etapa, ela terá de ser capaz de formar quatro tipo de linhagens: osso, músculo, cartilagem e gordura. "Numa lipo tem muito mais material. As melhores células-tronco não são de pessoas obesas, mas daquelas que têm só um pneuzinho", afirma. E não é difícil conseguir o material, já que mulheres e homens estão cada vez mais adeptos desse tipo de plástica. Mais abundante do que a polpa de um pequeno dente-de-leite, sem dúvida.

por LAURA LOPES 
Fonte: Revista Época

domingo, 26 de setembro de 2010

A Palavra de Deus. Ela existe para “ensinar, refutar, corrigir e educar"

 
Queridos! Somos chamados a buscar na Palavra de Deus o direcionamento para as nossas vidas. Nada melhor que ouvir da Boca de Deus o melhor para nós. Na Bíblia encontramos todas as respostas e anseios do coração. Muitas vezes queremos que o nosso próximo venha trazer alguma palavra de conforto e salvação para o que vivemos. Lógico que o Senhor nos fala pelo nosso irmão. Mas nos fala todos os dias por meio de sua Palavra.
Abramos o nosso coração para acolher esta Boa Notícia.
A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela existe para “ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça” (2 Tm 3,16). Pelo batismo todos recebemos a missão de anunciar a Palavra e testemunhá-la.
 Ao chegar o Dia da Bíblia, convido-vos a refletirmos sobre o dever e a missão de evangelizar, ou seja, a missão de anunciar a Boa Notícia de Jesus Cristo.
 Neste mês da Bíblia somos convidados a renovar nosso compromisso com a Palavra de Deus. Se é verdade que Ela é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho, é preciso primeiro ouvi-la, e depois acolhê-la para que penetre, anime e ilumine todo o nosso ser, pois é a Palavra que ilumina nossa vida diária e nos indica o caminho para nos encontrarmos com Deus. Não a Palavra gritada com ameaças ou manipulada para fins pessoais, mas a Palavra que se ouve “com os ouvidos do coração” no próprio dizer da Bíblia. Ou seja, a Palavra que fala dentro da gente e é capaz de transformar nosso modo de ser e viver. É assim que aconteceu com Zaqueu, quando Jesus lhe dirigiu a Palavra e ele se converteu (Lc 19, 1-10). É assim que aconteceu com Bartimeu, como nos fala a liturgia deste domingo, quando Jesus, com sua palavra, o recolocou no caminho (Lc 18, 35-43).
 Jesus diz: “Quem me ama guarda a minha Palavra!”
Depois compartilhe a sua experiência em meditar a Bíblia. Deus abençoe a todos. Tenham uma ótima semana.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A liberdade não está em ter, mas em ser aquilo que Deus quer

Olá, tudo bem?
Hoje estava lendo a mensagem do dia escrita pela Luzia Santiago. Gosto muito do que ela diz, vem de encontro ao que vivemos. Compartilho com vcs.

palavra_setembroA liberdade não está em ter, mas sim, em ser aquilo que Deus quer. Contudo, vivemos numa cultura que valoriza muito mais o ter do que o ser. Por isso há tantos desencontros e dor.
Somos filhos de Deus e quanto mais assumimos o que somos, tanto mais livres e felizes nos tornamos. Muitos medem a felicidade por aquilo que possuem; no entanto, o único Bem Supremo capaz de satisfazer as aspirações mais profundas do nosso coração é Jesus de Nazaré, o Nosso Senhor e Deus; todas as demais coisas passam e o nosso coração não pode viver preso a elas.
Abramos hoje o coração para acolher Jesus, o único essencial para a nossa vida.
Rezemos com o salmista ao longo de todo este dia: “Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho” (Sl 89).
Obrigada, Senhor!
Jesus, eu confio em Vós!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Aventuras de papel

Um senhor nobre, e bem de vida, cansou de sua existência vazia e superficial. Decidiu sair pelo mundo em busca de heróicas aventuras. Lembrou-se que tinha no estábulo um cavalo de raça. Imediatamente ordenou aos servos de lhe trazerem o fogoso animal bem arrumado para uma grande viagem. – Meu grande e generoso amigo – bradou o nobre subindo no cavalo – conduze-me onde têm injustiças para sanar, malfeitores para punir, sofrimentos a serem aliviados. Que as minhas façanhas não tenham limites e nunca se apague o vigor que agora estou sentindo. Amigo, chegue com a força de uma tempestade entre os exércitos inimigos. Corra com furor entre os selvagens e os bárbaros. Quero lutar onde for preciso e quero o meu nome coberto de glória e triunfo. Coragem, companheiro, corra, voe, abra o caminho mais difícil, busque a vereda mais escondida, trilhe sem medo as sendas do desconhecido...

O cavalo, que não estava acostumado a tanto entusiasmo, começou a andar pelos campos, meio tonto por causa de tantas novidades. De repente ficou indeciso, duvidando da direção. Parecia arrependido. Assim deu meia volta e voltou correndo para o seu estábulo.

– No final das contas, sábio e prudente amigo, reconheço que hoje você tem razão, bem pensado! – disse o aristocrático senhor, descendo do cavalo. Naquele momento, decidiu firmemente que recomeçaria tudo de novo no dia seguinte, mas, depois, achou melhor esperar por mais um dia. Assim, passaram-se  semanas, meses e anos. O nobre senhor acabou esquecendo-se de tudo, tão ocupado que estava na leitura dos seus inseparáveis livros de aventuras de outros tempos.

Essa historinha nem precisa de muitos comentários. Quem de nós nunca fez propósitos que ficaram só como boas intenções? Quantas decisões são tomadas com entusiasmo, mas, quase sempre, para serem realizadas no dia seguinte. Nesse caso, toda desculpa é boa para que nunca chegue o “amanhã”.

O evangelho deste domingo pode nos dar a impressão de que Jesus queira nos espantar com exigências pesadas demais. Parece desumano o que o Senhor pede: o desapego nada menos do que da nossa família e da nossa própria vida. Também pede a renúncia a tudo o que temos. O que seria de nós se tomássemos ao pé da letra essas palavras? Será que Jesus quer ter mesmo algum discípulo pronto para segui-lo? Vamos dar a resposta em dois tempos. O seguimento do Senhor é mesmo muito exigente, porque não tem nada que tenha mais valor do que o Reino. A questão é que nós acabamos colocando em contraposição as exigências do Reino àquelas da nossa família, dos nossos bens e dos nossos interesses.

O Senhor quer simplesmente nos ajudar a alargar os nossos horizontes. A nossa vida não pode acabar dentro da nossa família, do nosso negócio, do nosso dinheiro. É somente para isso que nós estamos neste mundo? Também para isso, é lógico, mas não só. A nossa família não está fora do Reino, pode ser experimentada e vivida como parte integrante do Reino, onde o Reino começa a acontecer. Neste caso, o amor seria mais sincero, a fidelidade seria uma alegria e o sacrifício uma verdadeira e total doação. O dinheiro também – veremos nos próximos domingos – poderia servir para o bem, para a fraternidade e não para dividir e explorar. O que nos falta é o olhar e o coração de Jesus. Até quando continuaremos a entender as coisas do nosso ponto de vista egoísta e cobiçoso, nunca conseguiremos o desapego dos bens materiais e a renúncia aos nossos mesquinhos interesses.

O segundo tempo da reflexão vem dos dois exemplos que o próprio Jesus faz. Do homem que não teve condição de acabar a obra iniciada e do rei que negocia a paz, porque sabe que está com um exército mais fraco do que o inimigo. O Senhor nos convida a fazer os cálculos e a chegar a um acordo antes de começar a obra ou a guerra. Também este não é um convite à desistência ou à diminuição das exigências do discipulado. Ao contrário, é uma proposta a confiar mais na sua ajuda do que nas nossas forças. Com efeito, ele não quer que passemos a vergonha de sermos apontados como seguidores incapazes, medrosos e falidos. Muito melhor é realizar uma obra menor, mas chegar até o fim, do que nos deixar levar pela ambição e deixar a grande obra inacabada. Na construção do Reino a humildade é sempre uma grande virtude.

Devemos, portanto, ser discípulos humildes, mas decididos. A aventura da fé só pode ser verdadeira, não deve ser mais uma das tantas aventuras de papel deixadas para um amanhã que nunca chega.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por Dom Pedro José Conti


domingo, 19 de setembro de 2010

O propósito de Deus

Boa tarde!
Às vezes nos deparamos com situações difíceis em nossa vida e chegamos até a questionar a Deus o por que de tanto sofrimento.
Uma coisa é certa, em tudo Deus têm um propósito em nossas vidas, então não perguntemos a Deus o por que de alguma situação, mas perguntemos o para que, quais são os propósitos do Senhor.
Dessa forma, sua oração estará de acordo com a vontade de Deus, terá forças para superar as dificuldades e principalmente seu coração sentirá paz porque Deus realizará o plano Dele em sua vida.
Apresente ao Senhor o seu impossível neste dia e creia que o auxílio do senhor virá, como diz o salmista: para os montes levanto os meus olhos, de onde virá o meu socorro? O meu socorro virá do Senhor que fez o céu e a terra. (Sl 120,1).
Peçamos ao Espiríto Santo a graça de termos uma fé viva capaz de enfrentar todas as adversidades e realizarmos a vontade do Senhor em nossa vida.
Deus abençoe a todos.

sábado, 18 de setembro de 2010

Outonos e Primaveras

Outonos e primaveras...

A primavera só pode ser o que é porque o outono a embalou nos braços
Primavera é tempo de ressurreição. A vida cumpre o ofício de florescer ao seu tempo. O que hoje está revestido de cores precisou passar pelo silêncio das sombras. A vida não é por acaso. Ela é fruto do processo que a encaminha sem pressa e sem atropelos a um destino que não finda, porque é ciclo que a faz continuar em insondáveis movimentos de vida e morte. O florido sobre a terra não é acontecimento sem precedências. Antes da flor, a morte da semente, o suspiro dissonante de quem se desprende do que é para ser revestido de outras grandezas. O que hoje vejo e reconheço belo é apenas uma parte do processo. O que eu não pude ver é o que sustenta a beleza.
A arte de morrer em silêncio é atributo que pertence às sementes. A dureza do chão não permite que os nossos olhos alcancem o acontecimento. Antes de ser flor, a primavera é chão escuro de sombras, vida se entregando ao dialético movimento de uma morte anunciada, cumprida em partes.
A primavera só pode ser o que é porque o outono a embalou em seus braços. Outono é o tempo em que as sementes deitam sobre a terra seus destinos de fecundidade. É o tempo em que à morte se entregam, esperançosas de ressurreição. Outono é a maternidade das floradas, dos cantos das cigarras e dos assobios dos ventos. Outono é a preparação das aquarelas, dos trabalhos silenciosos que não causam alardes, mas que, mais tarde, serão fundamentais para o sustento da beleza que há de vir.
São as estações do tempo. São as estações da vida.
Há em nossos dias uma infinidade de cenas que podemos reconhecer a partir da mística dos outonos e das primaveras. Também nós cumprimos em nossa carne humana os mesmos destinos. Destino de morrer em pequenas partes, mediante sacrifícios que nos fazem abraçar o silêncio das sombras...
Destino de florescer costurados em cores, alçados por alegrias que nos caem do céu, quando menos esperadas, anunciando que depois de outonos, a vida sempre nos reserva primaveras...
Floresçamos.
Padre Fábio de Melo
Padre Fábio de Melo é professor no curso de teologia, cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vivamos o presente!

Vivamos o tempo presente
310810Quais são as grandes obras de Jesus Cristo em sua vida? O Senhor sempre realiza em nosso favor grandes obras, e nós precisamos ser gratos a Ele e “Dar graças ao Senhor, porque Ele é bom! Eterna é a sua misericórdia! (Sl 117).
Abramos hoje os olhos e o coração para tudo o que Deus tem feito na nossa vida. Muitas vezes, ficamos tão presos aos fatos passados ou às coisas negativas que não somos capazes de enxergar as maravilhas do Senhor no momento presente. A cada dia que desperta, Deus sempre nos cumula de bênçãos, portanto, tomemos posse da graça de hoje.
Peçamos ao Espírito Santo que purifique o nosso olhar, para que enxerguemos todos os benefícios do Senhor na nossa família, na nossa vida e nas situações que nos cercam.
Jesus, eu confio em Vós!

Vida: o princípio (relação mãe e filho, na gestação, interfere na personalidade

Oi, bom dia!

Na Canção Nova consta todos os dias no canal de notícias, uma série sobre o princípio da Vida. Vale a pena ouvirmos e entendermos mais sobre o Milagre da Vida.
É maravilhoso entendermos a dimensão do amor de Deus que deu à mulher a Graça de ser mãe.
Abraço a todos.
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=277823

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vida: o princípio

Olá...
Hoje é o meu primeiro dia no blog. Lendo uma reportagem no site da Canção Nova: http://www.cancaonova.com/ me encantei como toda mulher com o vídeo sobre o princípio da vida.
Esperem que gostem. bjos
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=277822